COMO LIMPAR O SOFÁ NO DIA A DIA?

O sofá é uma das peças mais importantes na composição de design da sala de sua casa. Além disso, é um dos móveis mais utilizados e com mais funções no dia a dia. É nele que você assiste televisão, passa o tempo, conversa com a família e descansa após o jantar, não é mesmo? Por isso, mantê-lo limpo é imprescindível. Afinal ninguém quer sentar em uma superfície suja. Está a aí a importância em saber como limpar o sofá no dia a dia. 

Confira as dicas para limpar o sofá da sua casa no dia a dia

Identifique o material: determinados materiais se sujam mais facilmente, como por exemplo, tecido e fibras de linho. A superfície está mais exposta, mais propensa a acumular poeira e sujeira da roupa. Cada tipo de material irá demandar um cuidado diferente, alguns precisam ser feitos com a lavagem a seco, outros irão demandar uma limpeza profissional, por isso, para preservar o material do seu estofado, é preciso identificar que tipo de material é feito o seu sofá. 

Na etiqueta do estofado, é comum ter sinalizado a melhor maneira de higienizá-lo. Elas são indicadas com as letras (O, W, P e F).

  • O: pode ter contato com água;
  • W: apenas pano úmido;
  • P: indicado a lavagem a seco;
  • F: apenas higienização profissional.

Como realizar a limpeza ideal? 

Identificado as restrições do seu sofá você poderá realizar a limpeza de acordo com o necessário. 

Identifique a intensidade da sujeira: se o sofá estiver extremamente sujo, o aconselhável é uma limpeza profissional. Sofás com mais tempo de uso e que não são constantemente limpos, tendem a acumular mais sujeiras. Portanto, por questões de saúde, nesses casos a melhor opção é a higienização a vapor profissional. Pois não danifica o tecido e irrompe fundo nas camadas do tecido, retirando toda sujidade.

A limpeza simples feita no dia a dia é com o intuito de preservar o material, mas para além da estética, a higienização dos estofados é importante para evitar problemas de saúde respiratória, por isso a limpeza profissional deve ser feita semestralmente.

Ação mecânica: No entanto, no dia a dia a limpeza fica sob sua responsabilidade. Abaixo seguem orientações para realizar a limpeza diária em sofá de diferentes tecidos. 

Tecido: realize uma solução de água morna com vinagre, que é um excelente produto natural para retirar mofo, aplique com uma esponja macia e retire com um pano seco.

Camurça e suede: utilize uma solução com sabão de coco natural, aplicada em um pano. Ao longo dos dias, utilize escova para camurça, para que a poeira não impregne na fibra do tecido.

Limpeza Profissional: Passados os 6 meses de cuidados diários com o sofá, você ainda deve procurar por uma limpeza profunda para seu estofado. E para isso, é importante escolher a técnica ideal para que todo cuidado que você teve ao longo do tempo, não tenha sido em vão. A limpeza a vapor é a ideal para preservar todo tipo de tecido. A alta pressão e temperatura do vapor alcança as camadas mais profundas do tecido, eliminando toda a sujeira do seu móvel.

Não conhece higienização a vapor? Agende um horário com a Sr Vapor mais próxima de você ligando 0800-031-7008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *