5 MOTIVOS PARA INVESTIR EM FRANQUIA

O cenário político econômico no Brasil tem sido de incertezas nos últimos anos. Pequenos e grandes empresários, investidores e mesmo os interessados em empreender não tem encontrado vantagem em investir em novos negócios neste período. Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe, nem tudo está perdido. Apesar do cenário de incertezas, existe um setor que tem se destacado no mercado de investimentos, o de Franquias. Durante os últimos anos, o setor apresentou um crescimento consistente no país. Segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising, no 2º trimestre de 2018, os investimentos em Franquias apresentaram alta de 8,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Mas porque esse setor tem nadado contra a maré de crise econômica que atingiu o país nos últimos anos? Confira 5 motivos fundamentais para entender as razões que levam a franquias ao posto de melhor opção de investimentos.

– MORTALIDADE 10 X MENOR

De acordo com um estudo do SEBRAE, a taxa de mortalidade média das pequenas empresas no Brasil se aproxima de 50% nos primeiros dois anos, ao passo que no caso das franquias, esse percentual cai para 4,3%, em função da experiência que é transferida e pelo suporte que é dado aos novos empreendedores. Franquias tendem a ser investimentos mais seguros, que já que se baseiam em modelos de negócios previamente testados e aprovados, tornando a mortalidade do negócio mais baixa quando comparada a negócios próprios.

– VARIEDADE DE SEGMENTOS PARA INVESTIR

O Brasil conta atualmente com mais de 3.400 empresas franqueadoras, segundo dados da ABF, de forma que o interessado em investir em franquias possui diversos segmentos para atuação, podendo investir em franquias de fast-foods, franquias de prestação de serviços automotivos, de hotelaria, franquias de limpeza e diversas outras. A escolha certa dentre a variedade de opções nos segmentos de franchising só precisa estar alinhada ao perfil profissional e empresarial do investidor.

– MÉTODOS AVANÇADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL

Para ter competividade, é importante errar o mínimo possível. Uma das razões que justificam a baixa mortalidade de franquias são os métodos de gestão empresarial que as franquias utilizam em suas redes. Por serem negócios testados, a tendência é que o franqueador já tenha desenvolvido as melhores técnicas de gestão para a operação do franqueado, o que reduz drasticamente a curva de aprendizagem empresarial que leva o franqueado a performar bem dentro de seu negócio.

– SUPORTE DA FRANQUEADORA

Muitos brasileiros possuem o capital e tempo disponíveis para investir em um novo negócio como forma de trabalho, porém, sem conhecimento acerca do mercado de atuação. Por isso, o suporte de uma franqueadora faz toda diferença. Ao investir em franquias, o empreendedor inicia um negócio já consolidado, tendo uma estratégia de marketing já definida, a transmissão do know how do negócio, além da segurança com os valores fixos de investimento pré-estabelecidos pelo franqueador.

– VÁRIAS CABEÇAS PENSAM MELHOR QUE UMA

Uma das maiores vantagens do franchising está no crescimento em rede, ou seja: como há vários franqueados operando o mesmo negócio, são várias mentes pensando o desenvolvimento do negócio, bem como ganhando experiência e economia em escala pela compra conjunta de insumos necessários para a operação.

TER PERFIL DE FRANQUEADO É FUNDAMENTAL

Apesar dos motivos enumerados acima, é importante que o interessado em ingressar no mundo das franquias entenda que é fundamental ter perfil para ser um franqueado. Como cabe ao dono de uma franquia seguir rigorosamente à risca as melhores práticas já desenvolvidas para este negócio.

Mesmo em momentos de crise, se o investidor tiver capital e tempo para investir em franquias, além de disposição para novos desafios, poderá trilhar um caminho de sucesso. O primeiro passo é escolher a franquia que melhor se encaixa ao seu perfil. Peça ajuda a consultores de franchising, instituições de auxílio como o SEBRAE, faça exaustivas pesquisas a respeito e entre com tudo nesse setor que só vem crescendo com o passar dos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *